A Microsoft incluiu meses atrás um novo plano de energia no Windows 10 Build 17101 chamado Ultimate Performance. Nele, ela fez uma série de otimizações a partir do plano Alto Desempenho.

Esse novo modo consome mais energia e tira maior proveito do hardware, eliminando micro-latências junto a “técnicas finas de gerenciamento de energia”. É destinado a computadores de alto desempenho.

Desta forma, não está disponível em máquinas que usam baterias como notebooks e tablets. Por ser destinado ao Windows 10 for Workstations, você também não deve conseguir vê-lo no seu desktop.

Por esses motivos ele fica oculto por padrão nas demais versões do sistema, mas é possível ativar manualmente em qualquer dispositivo com Windows 10 atualizado. Basta uma linha, acompanhe:

Digite cmd na busca do menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o resultado Prompt de Comando e selecione “Executar como Administrador”. Depois, copie e cole o seguinte:

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

Se tudo der certo, você verá uma mensagem dizendo Power Scheme GUID: (Ultimate Performance). Agora você deve ir mais uma vez ao menu Iniciar e digitar isso no campo de busca: powercfg.cpl.

Modo Ultimate Performance ativado no Windows 10 Pro
Modo Ultimate Performance ativado no Windows 10 Pro

Na tela que se abre, o novo modo de energia estará oculto em Planos Adicionais. Selecione-o e pronto, você conseguiu. Se depois quiser excluí-lo, basta clicar no link “Alterar configurações do plano”.

Você verá um outro link chamado “Excluir este plano” acompanhado de um X vermelho. E é isso. Birl.