Como ativar o RCS em qualquer operadora e celular Android

As mensagens SMS estão para se aposentar. O Google lançou há algum tempo o formato RCS para substituir os velhos e inseguros torpedos. Até então, a ativação dessa plataforma dependia da boa vontade das operadoras.

Assim como o Android, é um sistema bem fragmentado e existem diversas implementações que podem ou não conversar entre si. Acabou ficando um negócio bagunçado, tudo pela forma que o Google escolheu tentando agradar as operadoras.

No Brasil, a Vivo e a Oi são as únicas que disponibilizam oficialmente a tecnologia. Em breve as demais teles devem entrar na dança, mas você não precisa esperar. Veja como usar o RCS agora no seu telefone Android em qualquer operadora.

Funcionamento e novidades

Entre as vantagens desta tecnologia está poder ver quando o contato está digitando, enviar GIFs e figurinhas, poder receber tíquetes e ingressos, entre outros recursos legais. É uma bela atualização para o obsoleto SMS.

As operadoras costumam cobrar apenas o tráfego de dados para que seus clientes usem o RCS. Basta você ter sinal de internet e que o destinatário tenha suporte ao recurso também. Caso contrário, a mensagem segue como um torpedo comum.

Usuários de iPhone não podem usar o RCS pois a Apple não demonstrou interesse no recurso por já contar com o iMessages. O RCS veio inclusive para trazer algo parecido com o mensageiro da Apple para o mundo do robozinho verde.

Passos para ativar o RCS

O primeiro deles é ingressar no Beta do aplicativo Google Mensagens. Caso você não o tenha instalado, será preciso fazer isso. Na página do app na Play Store, clique em Participar do programa Beta. Aguarde alguns minutos e você estará dentro.

Participe do programa Beta do Google Mensagens.

Com isso, uma atualização para o Mensagens vai surgir. Faça a instalação da versão Beta antes de continuar. Instale também o Carrier Services, caso não o tenha. Nem todo aparelho Android vem com ele. Com tudo isso feito, reinicie o telefone.

Limpando os dados

Uma vez reiniciado, vamos precisar limpar completamente os dados dos dois aplicativos mencionados acima. Para isso, procure pela lista de apps instalados nas Configurações do seu aparelho. Nela, encontre o Carrier Services e o Google Mensagens.

Limpe os dados do Google Mensagens e Carrier Services.

Em cada um, toque em Armazenamento e depois em Limpar Dados. Os caminhos e nomenclaturas podem variar de acordo com o modelo e fabricante do seu celular. Agora vamos instalar o perfil RCS para concluir o tutorial.

Instalando o perfil RCS

Para finalmente ingressar no RCS, vamos primeiro instalar um aplicativo chamado Activity Launcher. Ele que vai definir as configurações que precisamos para o Google Mensagens poder trabalhar com o novo recurso.

Clique em Todas as Atividades.

No topo da tela desse app, toque em Atividades Recentes e mude para Todas as Atividades. Procure pelo aplicativo Mensagens (o do Google) na lista. Na opções que se expandem, procure por Set RCS Flags.

Clique em Set RCS Flags.

Agora faça como na lista:

  • Em ACS URL, selecione http://rcs-acs-prod-us.sandbox.google.com.
  • Em OTP Pattern, selecione a única opção que deve aparecer;
  • Clique em Aplicar.

Depois force o fechamento do Google Mensagens e abra-o novamente. Você verá uma notificação para ativar o RCS. Informe seu telefone para confirmar e pronto. Em Configurações, clique em Recursos de chat e confira o status Conectado.

Pronto! Perfil RCS ativado!

Agora é só aproveitar as novidades. Enquanto sua operadora não implementa o RCS nativamente, você já pode ir usando com essa dica. Tudo funciona normalmente:

Indicador de que está digitando e figurinha enviada.

Meu número principal é da Claro, que ainda não oferece oficialmente o RCS. Mas outro aparelho que testei e fiz as capturas de tela para esse tutorial é da Vivo e tudo funcionou bem, apesar da parte final do tutorial não ter ido de acordo.

Isso se dá pelo suporte da Vivo ao recurso, então já apareceu que estava pronto para uso. No meu caso isso não ocorreu e o tutorial fez a ponte que faltava. Caso queira esse procedimento em vídeo, abaixo segue a fonte o passo a passo em inglês.

Agora você pode conversar com seus amigos pelo aplicativo de torpedos com recursos dignos dos mais recentes mensageiros.

Acompanhe pelas redes sociais