Já pensou em chamar um catador para recolher materiais de descarte como quem chama um Uber? Esta é a proposta do aplicativo Cataki, que conecta empresas e pessoas a quem recolhe coisas recicláveis.

Assim você pode se desfazer adequadamente de móveis, latas, papéis, plásticos, entulhos, bateria, óleo… Já estava na hora de parar de jogar tudo no lixo comum ou deixar criando mosquitos no quintal.

É só baixar o aplicativo para Android ou iOS e ver os catadores cadastrados próximos a você. Todos apresentam informações como nome, foto, telefone e materiais que eles aceitam para reciclagem.

Catador cadastrado no Cataki
Foto: Reprodução/Twitter

Depois de encontrar um catador, você pode entrar em contato com ele e dizer o que tem para que ele possa ir buscar. São muitos os tipos de materiais que você agora pode descartar de forma adequada.

Assim você colabora com o meio ambiente e também com a renda dos profissionais da reciclagem. O aplicativo está disponível em mais de trinta cidades, como Recife e São Paulo.

“Lutamos pelo reconhecimento dos catadores de lixo, que são verdadeiros agentes ambientais”, disse ao G1 o grafiteiro e ativista Mundano, idealizador do Cataki, durante premiação na sede da Unesco, em Paris.

Isso mesmo, esse projeto já ganhou um prêmio internacional em fevereiro pela proposta! Se na sua cidade não tem coleta seletiva ou você vê que ela não funciona, não é motivo para permanecer no erro.

Se nela existirem catadores cadastrados no Cataki, passe a separar seu lixo e organizar seus entulhos para que eles venham buscar e reciclar. Se conhecer algum catador ou cooperativa, indique o Cataki para eles.

Colabore com o meio ambiente e com a vida de muitas famílias.