Configure o telefone para informar sua localização em emergências

Além de fazer selfies para postar no Instagram, ficar por dentro das últimas notícias e compartilhar memes no Twitter, seu telefone também pode salvar sua vida. Veja como estar preparado em caso de emergência.

Tanto o Android quanto o iOS possuem recursos (nativos ou não) fáceis de usar para compartilhar seu local em situações adversas. Essa partilha pode ser feita com os contatos de confiança que você selecionar.

É uma via de mão dupla para se conectar a quem é querido. Isso permite saber se o telefone esteve ativo recentemente, se a bateria está em estado crítico ou — em casos extremos — receber a localização automaticamente caso não obtenha resposta.

O jeito fácil para iOS

A Apple oferece um sistema de emergência embutido no seu iPhone. Através dele é possível ligar rapidamente para o serviço de emergência e contactar um grupo de contatos que você selecionar para essas situações.

Para configurar tudo, siga os passos:

  • Abra o app Saúde;
  • Toque em Ficha Médica;
  • Toque em Editar e role a tela até chegar em Contatos de Emergência;
  • Adicione um contato clicando no sinal verde de +;
  • Depois toque em um contato e selecione o tipo de relacionamento;
  • Clique em OK para confirmar a adição.

Se por acaso surgir uma situação de emergência, aperte e segure o botão de ligar e desligar junto com qualquer um dos botões de volume no iPhone 8. Selecione a opção SOS de Emergência na tela ou continue segurando as teclas mencionadas.

Isso vai dar início a uma ligação para o serviço de emergência e depois dela ser encerrada, sua localização será enviada para os contatos que selecionou. Se usar o iPhone 7 ou anterior, pressione o botão de liga e desliga 5 vezes bem rápido.

Em seguida, arraste o dedo na opção SOS de Emergência. O resto acontece como descrito acima.

O jeito fácil para Android

Aqui a gente esbarra na fragmentação de versões e personalizações das fabricantes. Mas talvez você consiga encontrar o caminho mesmo assim. Não funciona como no iOS, já que apenas são exibidas as informações pertinentes na tela de bloqueio.

Assim, ao encontrar o telefone com você, os atendentes do serviço de emergência podem obter informações importantes suas e sobre quem chamar. Tudo isso sem precisar desbloquear o aparelho.

Na tela de bloqueio, procure pela palavra Emergência no rodapé. Toque em Informações de Emergência e depois no ícone de um lápis ou em Adicionar, a depender da forma como foi implementado no seu telefone.

Desbloqueie o aparelho e, na tela que surge, inclua tantos dados quanto possível ou desejado. Dá para informar o nome completo, endereço, tipo sanguíneo, se é doador de órgãos, se tem alergias e outros detalhes.

Você também pode selecionar os contatos que deverão ser contactados em situações adversas. Adicione todos os que achar que deve e salve as alterações.

O jeito avançado para Android e iOS

Para conseguir solicitar e também compartilhar a localização com contatos que você confia sem precisar telefonar para serviços de emergência, use o app Contatos de Confiança. Ele é desenvolvido pelo Google e compatível com Android e com iOS.

Depois de abrir o aplicativo e fazer login, siga os passos:

  • Toque em Adicionar Contatos na tela inicial do app;
  • Procure pelo nome da pessoa que deseja incluir;
  • Assim que ela aprovar sua solicitação, será possível ver sempre se o telefone dela esteve ativo recentemente e o estado da bateria.

Para ter a solicitação aprovada e fazer tudo mais funcionar, quem você adicionou precisa ter o app instalado também. Com tudo pronto e aprovado, numa situação adversa, faça o seguinte:

  • Na tela inicial do app, toque na pessoa com quem deseja compartilhar sua localização;
  • Toque em Enviar alerta de local agora e sua localização será compartilhada por até 24h ou até você tocar em Parar;

Você pode ainda fixar uma pessoa para compartilhar a localização rapidamente a partir da tela de notificações do Android. Ideal em situações como ao pegar um carro num app de carona durante a noite ou quando não se sentir seguro por qualquer motivo.

Caso precise solicitar a localização de alguém, os passos são esses:

  • Toque no nome da pessoa que deseja pedir a localização;
  • Toque em Solicitar a localização de [contato];
  • A pessoa será notificada e, caso não aceite seu pedido dentro de cinco minutos, terá a localização compartilhada automaticamente.

São recursos que nunca esperamos usar, mas é bom tudo estar preparado para caso seja necessário. A paz de espírito é muito bem vinda, assim como saber que tem gente de confiança sendo notificada para ajudar ou ao menos acompanhar você.

Acompanhe pelas redes sociais