Alto DNS

EnglishSpanishChinese (Simplified)ItalianPortuguese

O Alto DNS é um serviço que resolve os endereços dos sites que você acessa. Para um computador, ele não sabe o que é www.cadusilva.com mas o DNS diz pra que ele procure por 45.179.88.233. Aí ele entende.

O DNS é como a lista telefônica da internet.

Mas isso todo mundo já faz, o diferencial do Alto DNS é que ele não depende de terceiros. Não é apenas um intermediário que no fim das contas continuará encaminhando suas consultas para serviços já estabelecidos.

Em vez disso, ele utiliza um resolvedor interno de endereços que consulta diretamente os servidores raiz da infraestrutura de DNS. E, para completar, bloqueia anúncios, rastreadores, vírus e outras pragas.

Assim você fica mais protegido enquanto navega. Para lidar com falsos positivos e solucionar eventuais problemas, é mantido um registro de consultas. Mas tudo é apagado quatro vezes por dia automaticamente.

Embaralhando as consultas

O Alto DNS conta com duas tecnologias para você realizar consultas DNS criptografadas e seguras. Conheça um pouco sobre elas a seguir.

DNS over HTTPS

Com a tecnologia DNS over HTTPS as consultas são feitas protegidas com o protocolo HTTP seguro e se parecem com o tráfego gerado quando se acessa um site qualquer.

Assim fica mais difícil ser bloqueado e funciona nativamente até em navegadores. Basta definir o seguinte endereço como servidor:

https://dns.alto.win/dns-query

Todas as consultas passarão a ser criptografadas e protegidas pelos filtros e recursos de segurança do Alto DNS.

DNS over TLS

Com a tecnologia DNS over TLS o funcionamento tende a ser levemente mais rápido que no DNS over HTTPS mas as consultas são mais fáceis de serem bloqueadas por usarem uma porta específica.

De qualquer forma, suas requisições estarão perfeitamente seguras e protegidas pelos filtros e recursos de segurança do Alto DNS. Configure seu cliente para usar o seguinte endereço como servidor:

dns.alto.win

A partir de então você estará mais seguro. Agora saiba como utilizar o Alto DNS em diferentes sistemas operacionais entre os principais existentes hoje.

Configure seu sistema

Android 10

Se você tem um aparelho Android com a versão 10 ou superior, basta ir nas configurações de Rede e Internet e procurar pela opção DNS Privado. Nela, digite o endereço do servidor DNS over TLS acima e pronto!

Em versões anteriores do sistema, é possível usar soluções como o app Nebulo e o app Intra. O primeiro é compatível com DNS over HTTPS e DNS over TLS, já o segundo funciona apenas com servidores DNS over HTTPS.

iOS e macOS

Se você usa um aparelho com iOS a partir da versão 14 ou um computador com macOS a partir do Big Sur, você pode baixar o arquivo de configuração do perfil para usar o Alto DNS nesses dispositivos.

Apesar desses sistemas operacionais serem compatíveis tanto com DNS over TLS quanto com DNS over HTTPS, a Apple só permite criptografar as consultas DNS se você possuir um arquivo de configuração de perfil como este do botão.

Como instalar:

  • Baixe o arquivo de perfil no seu dispositivo através do botão acima;
  • Na pasta de Downloads, toque no arquivo que você baixou;
  • Em seguira vá até Ajustes e role a tela para baixo;
  • Em Perfil baixado selecione Alto DNS e toque em Instalar;
  • Digite sua senha, vá em Mais detalhes e toque em Instalar;
  • Mais uma vez, toque em Instalar e por fim toque em OK.

Agora é só selecionar Alto DNS no menu DNS. Caso o perfil pare de funcionar, volte aqui para ver se há alguma atualização. A última aconteceu em 28/10/2022 às 15:00 com o arquivo de perfil versão 1.3.

Windows

Se você tem um computador com Windows 10 ou superior, veja o tutorial do blog para configurar o sistema para criptografar as consultas DNS.

Segurança

O Alto DNS usa uma curadoria própria de listas de bloqueio que barram a maioria dos rastreadores e anúncios, além de muitos sites responsáveis pela distribuição de vírus e malware.

Conta ainda com o AdGuard Browsing Security, um serviço para o qual é enviado um pequeno prefixo do hash de um determinado domínio para saber se bate com o banco de dados de endereços bloqueados.

Assim respeita sua privacidade sem encaminhar endereços completos dos domínios que você visita. Um hash é apenas uma sequência alfanumérica ininteligível para olhos humanos.

O serviço de DNS do blog também faz uso do DNSSEC, que autentica as respostas a uma consulta sobre um domínio para garantir que se trata do endereço que ele diz ser.

Caso essa verificação falhe, o acesso ao site não se torna possível. Porém nem todos os endereços na internet usam esse recurso de segurança, mas seu servidor de DNS já está pronto para ele.

Isso evita que alguém mal intencionado manipule as respostas e encaminhe você para o lugar errado. Nos bastidores, é utilizado o Unbound como responsável por consultar a raiz da infraestrutura DNS.

Ele está configurado com as melhores práticas para garantir mais velocidade nas resoluções de endereços além de segurança e confiabilidade nas respostas.

Perto de você

O servidor do Alto DNS responde a partir do Nordeste brasileiro, mas não aponta você pra cá. Independente de onde você estiver, será apontado sempre para o servidor mais próximo da sua região.

Isso é excelente para que você tenha a melhor experiência quando assiste um filme ou série, quando baixa uma atualização para seu sistema operacional ou quando quer carregar imagens de um site sem demora, por exemplo.

Essa geolocalização é feita com base no seu endereço IP. Mas não se preocupe, ele não é muito preciso e pode estar errado mas é o bastante para te encaminhar até o servidor mais próximo da sua região.

Transparência

O Alto DNS é um serviço fornecido “como está”, sem garantias. Apesar disso, são feitos esforços para garantir o mínimo de downtime para os usuários. No momento, o monitoramento aponta 99% de tempo disponível.

Sua privacidade também é levada a sério e, apesar do registro de consulta existir, ele é apagado automaticamente a cada 6 horas e serve apenas para resolver eventuais problemas de bloqueios indevidos, por exemplo.

Caso encontre algum bloqueio que não deveria existir ou qualquer outro problema com o serviço, não deixe de entrar em contato.