Press "Enter" to skip to content

As melhores alternativas gratuitas para programas pagos

Você não precisa gastar rios de dinheiro em programas pesados se pode obter alternativas gratuitas. Elas desempenham o trabalho desejado de forma tão satisfatória quanto as versões pagas. A seguir você confere alguns programas que podem ser substituídos no seu computador.

GIMP

Se você não pode bancar uma assinatura do Adobe Creative Cloud, o GIMP pode muito bem substituir o Photoshop para você. O GNU Image Manipulation Program é bastante poderoso e cheio de recursos. Com a ajuda de complementos como o GIMPShop, você pode ter uma experiência ainda mais próxima do equivalente da Adobe.

Paint.NET

O Paint.NET é outro programa editor de imagens que traz recursos mais avançados do que o seu xará do Windows. Porém não deixe que os nomes parecidos te enganem, já que o Paint.NET é bem mais avançado. Ele tem ainda suporte a plugins, que permitem editar, por exemplo, extensões de arquivo como o WebP.

LibreOffice

Apesar da Microsoft dominar o mercado de suítes de escritório, existem alternativas gratuitas muito boas. O LibreOffice é uma delas. Ele é compatível com arquivos criados no pacote Office e não depende de conexão com a internet. Basta acessar o site, baixar e instalar que você está pronto.

G Suite

Se não quer instalar nada no computador, basta ter uma conta no Google. Com o G Suite, você tem uma suíte de escritório completa rodando direto do navegador. Apesar das limitações que podem surgir inicialmente, a plataforma conta com maneiras de contorná-las através de plugins, complementos e outras ferramentas.

Avira

Apesar de bom senso e boas práticas de navegação serem importantíssimas, literalmente não custa ter um antivírus instalado. E o Avira é veterano quando se trata em figurar entre os melhores dos laboratórios independentes AV-Comparatives e AV-Tests.

BitDefender

Mais uma vez, não é preciso gastar com suítes pesadas e cheias de recursos quando você pode ter uma proteção bastante decente gratuitamente. O BitDefender Free Antivirus protege seu computador e sua navegação, bastando instalar e esquecer. Ele faz o restante sozinho e sua interface só diz se você está protegido ou não.

Malwarebytes Antimalware

Ainda no setor de segurança, temos o Malwarebytes Antimalware. Ele protege você contra brechas de segurança, ransomware, sites maliciosos, programas espiões e rootkits. Uma pena que a maioria dos recursos para de funcionar após 14 dias. A partir daí ele passa a funcionar sob demanda quando você executa uma varredura.

DaVinci Resolve

Aqui está uma alternativa para quem deseja editar vídeos sem gastar com licenças do Sony Vegas ou depender do Windows Movie Maker. O DaVinci Resolve é tão bom quanto eles, além de gratuito. Porém existe ainda uma versão paga caso você queira tirar máximo proveito da ferramenta.

SumatraPDF

Apesar do Adobe Acrobat Reader ser gratuito, ele é bastante pesado. Se você quer algo que apenas funcione e seja bem mais leve, apresento o SumatraPDF. Ele tem o que é necessário para quem busca apenas visualizar arquivos em PDF.

7-Zip

Ao contrário do WinRAR, o 7-Zip não tem janelinha pedindo para você comprar a licença, pois ele é open source. Todos os recursos são gratuitos e você ainda conta com o excelente algoritmo de compressão de mesmo nome.

Prontinho! Com essa listinha você já pode começar a economizar uns bons trocados.