Como receber alertas da Defesa Civil por SMS

Há cerca de um ano, o Governo Federal iniciava um teste piloto em Santa Catarina para enviar alertas da Defesa Civil por mensagem de texto. Inicialmente, 20 cidades catarinenses participaram do projeto.

Nesta segunda (26), as regiões Norte e Nordeste foram as últimas a serem incluídas no sistema que agora cobre todo o país. Sempre que houver risco de chuva forte, deslizamento e outras situações perigosas, os inscritos recebem um torpedo.

Para se cadastrar é bem simples: envie uma mensagem de texto com seu CEP para o número 40199 e aguarde a confirmação. A partir daí, é só ficar atento aos alertas e recomendações para se proteger.

Em caso de problemas, ligue para a Defesa Civil pelos números presentes nas mensagens: 199 ou 193. É possível cadastrar quantos CEP desejar, bastando enviar cada um deles em mensagens separadas.

Digamos que você se mudou ou não deseja mais receber alertas para um CEP específico. Para descadastrá-lo, é só enviar a palavra SAIR seguida do código postal e aguardar a confirmação de descadastro.

Ter um sistema assim em operação é de grande importância. Ainda estamos no verão mas recentemente as chuvas castigaram diversas cidades em estados do Nordeste como Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Cogitou-se decretar estado de calamidade em Parnamirim (RN) e foi dada entrada na papelada para decretar estado de emergência em Barreiros (PE), mas felizmente as precipitações deram uma trégua.

LEIA TAMBÉM  Você deveria cobrir sua webcam e microfone?

Com o inverno a caminho, esta ferramenta será bastante útil para informar a população. Vale lembrar que ela é gratuita e funciona em qualquer aparelho celular, mesmo aqueles básicos ou antigos que servem apenas para chamadas e SMS.

Desde que o aparelho seja compatível com este último, os alertas podem ser recebidos. Uma limitação do serviço, porém, é aquela que pode ser vista na imagem que ilustra este texto.

Apesar de permitir incluir quantos códigos postais desejar, os torpedos não mencionam a qual deles se referem. Isso pode deixar as coisas um pouco confusas sem saber a qual região o alerta é destinado.

Quanto a se realmente funciona, aconteceu de chegar a mensagem presente na captura de tela a respeito de um CEP em Florianópolis (SC). Poucas horas depois começou a chuva e trovoadas, concretizando o alerta.