Conheça 8 serviços para acompanhar suas compras online

Com a pandemia do novo coronavírus, as plataformas de vendas online perceberam um aumento na demanda por produtos entregues na porta de casa. E para acompanhar tantas compras online, apresento alguns serviços para ajudar.

Correios

Rastreamento de compras online nos Correios

Vamos começar pela opção mais feijão com arroz, com os Correios. É no site desta estatal que você pode acompanhar encomendas nacionais e internacionais que venham pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Logo na página inicial do site você encontra um campo onde pode informar seu CPF ou código de rastreamento no padrão AB123456789CD. Caso seja uma compra internacional, você pode ainda acessar o ambiente Minhas Importações.

É através dele que você associa um código de rastreamento ao seu CPF, facilitando o desembaraço da muamba quando ela chegar num dos Centros de Tratamento Internacional dos Correios.

E na página com os resultados da consulta de qualquer objeto você pode se cadastrar gratuitamente para receber atualizações sobre seu pacote via SMS.

Telegram

Sabia que você pode conversar com os amigos e também receber atualizações sobre o paradeiro das suas encomendas sem precisar sair do Telegram? Pois é! Para isso é basta utilizar o bot @RastreioBot.

No link acima você encontra mais detalhes sobre este robozinho num texto publicado anteriormente aqui neste blog.

Parcels

Rastreio de compras online no site Parcels

Esse é um dos meus sites favoritos para acompanhar encomendas, em especial quando se trata de importações. O motivo é que o Parcels consulta em diversas transportadoras diferentes para saber por onde anda seu objeto.

E, baseado na movimentação de 250 pacotes enviados para a sua região nos últimos dois meses, o site é capaz de criar uma estimativa de quanto falta para a muamba chegar em suas mãos.

Todas as transportadoras com informações sobre seu código de rastreamento são reunidas numa única linha do tempo mostrando a cronologia da saga de seu objeto. Dá até pra saber quando chegou ao Brasil antes de aparecer nos Correios.

Para ficar acompanhando, você pode favoritar o endereço da página com os resultados ou usar o aplicativo para Android ou para iOS. São dezenas de transportadoras compatíveis.

Entre elas temos: USPS, Canada Post, Royal Mail, DHL, China Post, Fedex, UPS, Amazon, Deutsche Post, AliExpress, Wish e Shopee.

Carteiro

Carteiro é meu app favorito para acompanhar encomendas dos Correios no Android. Ele é bem simples, mas bonito e bem desenvolvido. O Carteiro fica regularmente consultando o site dos Correios e informa quando há algo novo.

E é basicamente isso e uma função de backup e restauração dos códigos de rastreamento. O Carteiro é compatível somente com a estatal brasileira, então encomendas internacionais só aparecem quando recebidas no Brasil.

Mesmo com toda simplicidade, atende muito bem sua finalidade.

17Track

Rastreamento de compras online com o 17Track

O 17Track é um site de rastreamento estrangeiro parecido com o Parcels. Nele você encontra um campo onde pode inserir um ou mais códigos de rastreio. O site então tenta adivinhar qual a transportadora responsável pela entrega.

Ao final é exibido o paradeiro da sua encomenda. Uma pena que, apesar de compatível com diversas transportadoras, o 17Track só mostra os resultados de uma por vez. Ele não reúne todas as que sabem do pacote em uma timeline.

Caso ele não acerte a transportadora ou não retorne resultados, você pode definir manualmente qual a empresa que ele deve consultar. Caso mais de um código seja inserido, os resultados são apresentados em colunas.

Também conta com um app para Android ou iOS para você acompanhar e ser notificado quando algo novo acontecer.

1Track

Rastreio de compras online com o 1Track

Seguindo na esteira de serviços parecidos com o Parcels, temos o 1Track. Tanto que até o site deste aqui é parecido com o Parcels. Porém entre os diferenciais está você conseguir importar os códigos de rastreamento direto das lojas.

Por exemplo, você pode fazer login no AliExpress dentro do app do 1Track e selecionar quais compras deseja importar o código de rastreio. Mas caso prefira, o bom e velho copiar e colar também está disponível se não confiar no app.

O aplicativo está disponível para Android e para iOS. Assim como o Parcels, o 1Track consulta diversas transportadoras para criar uma linha do tempo com o trajeto da sua muamba.

Muambator

Rastreio de compras online nos Correios com o Muambator

Entre as soluções made in Brazil, temos o Muambator entre as mais populares. Através dele você pode acompanhar suas muambas desde que os Correios tenham conhecimento do paradeiro delas.

Isso significa que objetos internacionais só aparecem no Muambator quando são recebidos no Brasil. O app e site ainda mostram o ponto do mapa onde seu pacote estava na última atualização e faz contagem de dias úteis e corridos.

Eles oferecem ainda um plano pago com integração a sistemas de comércio eletrônico, importação via CSV, relatórios de pacotes atrasados, gerenciamento de pacotes em lote, alertas para e-mails personalizados e retira a publicidade do site.

Rastreador de Encomendas

O nome não poderia ser mais direto e se trata de mais um produto nacional. Através dele, você pode rastrear encomendas não somente dos Correios como também de transportadores privadas como JadLog, DirectLog e Sequoia.

Também funciona com a TNT, Transfolha, Mercado Livre, Latam Cargo, Azul Cargo e muitas outras. O Rastreador de Encomendas conta com um site e também aplicativos para Android e para iOS.


Agora você tem várias opções para conseguir acompanhar suas compras online enquanto tenta segurar a ansiedade para ter logo seu pacote entregue. São todos serviços essencialmente gratuitos e para diversos gostos e transportadoras.